domingo, 4 de outubro de 2009

Goodbye Bafana



Goodbye Bafana, ou Mandela, meu prisioneiro, meu amigo, é o nome de um belo filme que vi hoje aqui em casa. É um filme baseado nas memórias do soldado prisional que acompanhou a detenção de Mandela durante anos. É uma bela história de conversão. Digo-o porque este soldado prisional, que era um verdadeiro adepto do Apartheid, responsável por ler toda a correspondência do líder da oposição, acaba por descobrir um homem impressionante que acaba por o levar a questionar os valores que conduziam a sua própria vida.
É um filme que mostra que o relativismo é perigoso... que facilmente se pode distorcer a verdade para justificar actos e formas de pensar que não servem essa verdade...
É um filme sobre a liberdade. E de como ela tem muito pouco a ver com estar atrás das grades ou não. Na verdade, no seu íntimo, Mandela nunca deixou de ser um homem livre.
Recomendo o filme e recomendo a sua autobiografia Longo caminho para a liberdade, que li há tempos e da qual vos deixo uma passagem notável da pena do próprio Mandela:
"Sou fundamentalmente um optimista. Se tal provém da minha natureza, ou da educação, não sei dizer. Em parte, ser optimista consiste em manter-se na direcção do sol, a caminhar para a frente. Houve muitos momentos sombrios, em que a minha fé na humanidade foi duramente posta à prova, mas não podia, nem queria, ceder ao desespero. É nesse caminho que se encontram a derrota e a morte."
...na direcção do sol...

Sem comentários:

Enviar um comentário