segunda-feira, 4 de maio de 2009

Um único programa



"Quando se vive o Amor, quando se realiza o Amor, quando se faz ver o Amor em cada uma das circunstâncias, então faz-se ver a Deus. Este não é um mero programa abstracto, é um programa de vida. É bom que deis muita importância ao testemunho, porque cada um destes testemunhos leva consigo a confirmação deste programa. E importa que o programa esteja mais escrito em testemunhos, em experiências vividas, do que no papel ou nas teorias."
João Paulo II


Ontem estive na Jornada Diocesana da Juventude em Carcavelos. Foi óptimo ver tantos jovens que tiveram a coragem de escolher um programa que rivalizava com tantos outros como o Dia da Mãe, ou o sol que convidava para passar o dia a “dourar” na praia.
Não eram demasiados, não… Às vezes isso atrapalha o nosso julgamento das coisas e ouvimos comentários apressados e, talvez, pouco reflectidos que dizem que não correu muito bem precisamente porque não garantiu o factor “quantidade”. Se quiséssemos “quantidade” teríamos de convidar uma estrela do momento para “padrinho/madrinha” do nosso “evento”. Como a Corrida das Mulheres que estava a acontecer ali ao lado e que foi apadrinhada pelo Tony Carreira. Sucesso garantido! Quantidade assegurada!
A nossa “estrela” é de outra ordem. E os indicadores do sucesso não se conseguem medir… pelo menos com olhos humanos… É que se trata aqui de algo que nos ultrapassa. Nós preparamo-lo, nós fazemos os possíveis para que resulte em todos os aspectos, mas não somos nós que damos o essencial… Esperamos recebê-LO, esperamos encontrá-LO, esperamos acolhê-LO…
Ontem, quando me preparava para dormir, lembrei-me de ir reler esta mensagem do Papa João Paulo II, de que gosto muito. O Amor como programa de vida... É que ontem foi também o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. E isso tem tudo a ver com este programa.
Fazemos tantos planos, gastamo-nos em busca de tantos sucessos e procuramos tantos “padrinhos” que nos ajudem a garanti-lo, que muitas vezes nos esquecemos que há um programa de vida que suplanta tudo isto. Um programa de vida que se ri de todos os planos que fazemos e onde muitas vezes nos gastamos até à exaustão pensando encontrar neles a felicidade. Planos que colocamos à frente de tudo e de todos...
Pois bem, ontem algumas centenas de jovens, em Carcavelos, sabiam que só existe um programa de vida capaz de nos fazer felizes. Ontem, muitos milhares de homens e mulheres em todo o mundo, sabiam que só na vida entregue por Amor, se ganha uma vida transbordante de felicidade.
Temos que ousar assumir este AMOR como programa de vida. E só então poderemos dizer como diziam os jovens com quem estive ontem:
COLOCAMOS A NOSSA ESPERANÇA NO DEUS VIVO.

Sem comentários:

Enviar um comentário