quarta-feira, 28 de junho de 2006

Vida, aventura ousada...


"Aqueles que passam por nós,
não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si,
levam um pouco de nós."

Antoine de Saint-Exupéry


Tantas vezes as palavras do Saint-Exupéry me ajudaram a dizer aquelas coisas para as quais não encontrava palavras... Como agora. Já pensaram que a vida tem muito pouco de só nosso? Já pensaram que a minha vida é também, muito, a vossa vida? Nasci e cresci em lugares, envolto em ideias, coisas que não eram minhas, não foram criadas por mim... No meio de tradições e pessoas que me marcaram e fizeram de mim a pessoa que sou hoje e que podia muito bem ser outra se as condições anteriores fossem diferentes... E não chegava a ser nada se nada disto estivesse presente. Isso nem se discute. E a vida tem muito pouco de minha, no sentido em que não consigo vê-la sem os outros... Não foi criada por mim, nem para mim... E sei que me foi entregue para ser passada, dada, gasta, partilhada... e que só nisso se aumenta, e que sem isso não se realiza como vida. A vida joga sempre com muitas pessoas!
Por isso, vocês também estão de Parabéns.
Porque, quando o dom recebido se torna dom oferecido, a vida deixa de ser minha para ser NOSSA.

Sem comentários:

Enviar um comentário