terça-feira, 4 de abril de 2006

O segredo



Existem, na minha vida, duas pessoas que, cada uma à sua maneira e até inesperadamente, me ensinam muito sobre a vida. Vou chamar-lhes Ana e Miguel.
A Ana e o Miguel têm cancro.
E por que é que estou a contar esta história no meu blog? Porque estas duas pessoas são extraordinárias na forma como enfrentam a sua doença... Aceitam-na, lutam contra ela sem se culparem ou sem se perguntarem que mal terão feito a Deus e fazendo dessa doença uma possibilidade de crescerem interiormente e de tornarem possível que os outros à sua volta também cresçam.
Eu não tenho pena da Ana e do Miguel... E ainda bem que eles também não querem que tenham pena deles. Porque ter pena é quase como desistir...
Gosto de os comparar com as árvores... se olharmos uma árvore sem mais, vemos o tronco, os ramos, as folhas e os frutos se os tiver... Com as estações essas partes visíveis sofrem alterações e por vezes apresentam-se nús, secos, como se no devir do tempo se fossem deteriorando gradualmente... Mas as árvores são muito mais do que isso... Porque fincam as raízes profundamente na terra de onde lhes vem o alimento e daí retiram o necessário para, na estação seguinte, o nú, o seco, o aparentemente morto, dar lugar ao esplendor das folhas, das flores, do fruto e da vida que brota da árvore e que ela permite que aconteça no ecossistema à sua volta. As árvores são, afinal, muito mais complexas...
A Ana e o Miguel são assim. Sabem onde devem firmar a sua raiz, sabem sobre que rocha é preciso construir a sua casa e permanecem firmes nisso.
Porque sabem que a vida é mais forte do que a morte.